REVISTA
[ Sobre ]
[ ISSN ]
[ Edições ]
[ Histórico ]
[ Revisores ]
[ Assinatura ]
[ Submeter ]
[ Author Inf. ]
[ Pack ]

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é atualmente composto pelos seguintes membros: Prof. Dr. Arnaldo José Perin-UFSC, Prof. Dr. Carlos Alberto Canesin-UNESP, Prof. Dr. Domingos S. L. Simonetti-UFES, Prof. Dr. Hélio L. Hey-UFSM, Prof. Dr. Ivo Barbi-UFSC, Prof. Dr. José Antenor Pomilio-UNICAMP, Prof. Dr. Richard M. Stephan-UFRJ, Prof. Dr. Walter Kaiser-USP e Prof. Dr. Pedro Francisco Donoso Garcia-UFMG. [ Organograma ]

Em função da política adotada para a composição do Conselho Editorial, até ao final do ano de 2005, teremos outros três novos integrantes, quais sejam: Prof. Dr. Humberto Pinheiro-UFSM, Prof. Dr. Marcelo Godoy Simões-Colorado School of Mines-EUA e Prof. Dr. Edson H. Watanabe-COPPE-UFRJ.

Foram estabelecidas novas Regras, Normas, de publicação a partir de 2003, divulgadas no sistema iSOBRAEP. Estas normas estão adequadas com o projeto de indexação em andamento (SciELO) e contemplam publicações em Português, Inglês e Espanhol, como forma de integrar, inicialmente, a comunidade latino-americana.

O Conselho Editorial estabeleceu regras para a composição do Conselho Editorial da Revista Eletrônica de Potência, a partir do ano de 2005.

Política para a Composição e Renovação do Comitê Editorial
da Revista Eletrônica de Potência

A atuação colegiada para a definição da política editorial da revista Eletrônica de Potência é fundamental para que a mesma seja reconhecida pela comunidade como instrumento importante para a difusão do conhecimento nesta área tecnológica.

Tal política deve acompanhar as alterações que venham a ocorrer no mundo tecnológico, nas instituições de fomento à pesquisa e nas necessidades dos associados. Ao mesmo tempo, é preciso garantir a renovação de idéias e incentivar a participação voluntária dos associados nas atividades da SOBRAEP em geral e, mais especificamente, junto à Revista Eletrônica de Potência.

Regulamento para Editor da Revista Eletrônica de Potência
e para o Conselho Editorial

 

Artigo 1º - O editor geral da Revista Eletrônica de Potência será indicado pelo presidente da SOBRAEP, com um mandato de 2 (dois) anos.

§ 1 – O editor geral deverá ser sócio da SOBRAEP e deverá estar quite com suas obrigações para com a SOBRAEP.
§ 2 – Em casos especiais e excepcionais, o mandato de editor geral poderá ser reduzido para 1 (um) ano, porém, nunca poderá ser inferior à este período.
§ 3 – A indicação do Editor Geral deverá ser aprovada pela maioria simples dos membros do Conselho Deliberativo da SOBRAEP.
§ 4 – Poderá ocorrer recondução do Editor Geral após o término de seu mandato. Entretanto, haverá limitação de apenas uma recondução para mandato consecutivo.

Artigo 2º - O Conselho Editorial da Revista Eletrônica de Potência será composto pelos seguintes membros:

a) O Editor Geral em exercício.
b) Os dois últimos Editores Gerais, antecessores ao Editor Geral em exercício.
c) Os Editores Especiais das duas últimas, mais recentes, seções especiais com processo de seleção concluído.
d) Pelo presidente em exercício da SOBRAEP.
§ 1 – Todos os membros do Conselho Editorial deverão ser sócios da SOBRAEP e deverão estar quites com suas obrigações para com a SOBRAEP.
§ 2 – Caso algum membro do Conselho Editorial decline de sua participação, caberá ao editor geral convidar o antecessor imediato para ocupar a vaga.
§ 3 – Caberá ao editor geral promover a substituição dos membros do Conselho Editorial, quando se derem as condições necessárias para tal, e, a notificação para as instituições pertinentes da nova composição do conselho.
§ 4 – Caberá ao Conselho Editorial a proposição da Política Editorial Anual para a Revista Eletrônica de Potência, devendo submetê-la à aprovação do Conselho Deliberativo da SOBRAEP.
§ 5 – O mandato dos membros do Conselho Editorial, cuja composição decorreu da atuação como editor especial, será limitado à no máximo quatro anos consecutivos.

Artigo 3º – Casos omissos serão deliberados pelo Conselho Deliberativo.

Normas para a Proposição de Seções Especiais

A proposição de uma seção especial pode ser realizada por qualquer sócio efetivo da SOBRAEP, quites com suas obrigações com a SOBRAEP, mediante o atendimento dos seguintes itens:

1. Apresentação de proposta ao editor geral, indicando claramente a abrangência e os limites do tema proposto.
2. Apresentação de um breve relato que evidencie a pertinência e a oportunidade da criação da seção especial.
3. Indicação da produção bibliográfica ou tecnológica nacional dentro do tema da seção, evidenciando que existem diferentes grupos/pesquisadores com atuação no assunto.
4. Experiência e produção do proponente no tema em questão.

De forma não obrigatória e sendo possível, recomenda-se ainda que:

a) Seja indicado pelo menos um co-editor especial;
b) Que o co-editor especial seja pesquisador de uma instituição distinta daquela do editor especial.

O objetivo destes procedimentos é permitir ao Conselho Editorial da revista uma visão ampla da proposta e de sua pertinência. Especialmente, o item 3 é considerado de extrema relevância para esta análise.

Com tal material, caberá ao editor geral da revista levar à discussão do Conselho Editorial a criação da seção especial, indicando as datas pertinentes. O Conselho discutirá a proposta e, por maioria absoluta, deliberará pela criação (ou não) da seção especial. O conselho poderá ainda indicar o convite a um outro pesquisador para atuar como co-editor da seção especial, trabalhando de maneira coordenada com o proponente.

Criada a seção especial, os procedimentos de editoração ficarão a cargo do editor especial e do eventual co-editor.

O processamento de revisões de artigos nos quais o editor especial (e/ou, o co-editor) seja autor, ou de artigos de seu próprio grupo de trabalho, será realizado pelo editor geral da revista, sendo os resultados finais comunicados ao editor especial (e/ou, ao co-editor).


SOBRAEP - Associação Brasileira de Eletrônica de Potência