REVISTA
[ Sobre ]
[ ISSN ]
[ Edições ]
[ Histórico ]
[ Revisores ]
[ Assinatura ]
[ Submeter ]
Revista Eletrônica de Potência

A Revista Eletrônica de Potência iniciou sua circulação em 1996 (Vol.01, no.1, Junho de 1996), com o objetivo fundamental de difundir as pesquisas nacionais no campo da Eletrônica de Potência, não somente nos meios acadêmicos, mas também no meio produtivo/industrial.

A Revista Eletrônica de Potência é QUALIS B1 - Nacional (CAPES - Engenharias IV).

Alguns fundamentos das pesquisas nacionais em Eletrônica de Potência levaram à implantação desta revista, quais sejam:

observou-se desde a primeira metade da década de 90 uma crescente participação de artigos nacionais de, elevada qualidade, em congressos de prestígio internacional (PESC, APEC, IECON, IAS, INTELEC, IPEC, etc...).

a consolidação do congresso nacional de responsabilidade da SOBRAEP (COBEP – Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência) e seu prestígio internacional.

Neste contexto, foi proposto pelo Conselho Deliberativo da SOBRAEP o lançamento de uma Revista Nacional, especializada na Área de Eletrônica de Potência e Acionamentos Elétricos, a Revista Eletrônica de Potência.

Até então, os pesquisadores em Eletrônica de Potência e suas Aplicações contavam apenas com a Revista Controle e Automação da SBA – Sociedade Brasileira de Automática, para suas divulgações. Revista esta que apesar de contar com uma Seção de Eletrônica de Potência, não possui um conteúdo especializado na Área.

Destaca-se que os números de Artigos Publicados nos últimos COBEPs são os seguintes: 1995 (101 artigos); 1997 (113 artigos); 1999 (142 artigos); 2001 (128 artigos) e 2003 (175 artigos).

Neste contexto, verifica-se que existe sólida produção científica nacional em Eletrônica de Potência e Aplicações, a qual justificou a criação e circulação da Revista Eletrônica de Potência, editada pela SOBRAEP. Entretanto, devido a expressiva valorização das Revistas Internacionais, tanto pela CAPES, quanto pelo CNPq, nestes últimos anos, e, até mesmo em função do prestígio já existente e reconhecido da Revista da SBA, a Revista Eletrônica de Potência levou um certo tempo para seu “amadurecimento” e “consolidação”.

Portanto, seus Editores, Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Editorial, acreditam que após todos os obstáculos ultrapassados, a partir de 2003 a Revista se qualificou para merecer o auxílio Editoração recebido do CNPq e do CT-Infra/MCT.

Grandes transformações foram realizadas a partir de 2003, tanto no que se refere ao formato, para se adequar às exigências da Indexação SciELO - Scientific Electronic Library Online (em processo de indexação), quanto , e, principalmente, na implantação de um sistema totalmente eletrônico de submissão e análise de artigos para a Revista Eletrônica de Potência, Sistema iSOBRAEP.

Acesse o iSOBRAEP

Neste ambiente, iSOBRAEP, através da Internet, de forma automática, tem-se disponíveis todas as informações aos prováveis autores, tais como: Normas para Publicação; Seções Disponíveis para Submissão, incluindo-se as Seções Especiais e Regular; Divulgação Pública do Conselho Editorial, etc... Este ambiente possibilita a Submissão de Artigos, Submissão da Versão Final e Respostas aos Revisores, “on-line”; Verificação “on-line” do processo de revisão; Estatísticas do Autor.

Para os revisores, toda a comunicação entre editor-revisor é totalmente eletrônica e automática, através do iSOBRAEP. Os revisores possuem acesso eletrônico aos artigos sob revisão, realizam suas revisões neste ambiente, via Internet, e possuem todas as estatísticas de sua atuação como revisor. Após concluída a revisão inicial e conclusão do editor (as normas editoriais exigem três revisores, para cada processo), os revisores terão em suas áreas todas as informações dos demais revisores (considerados de forma anônima), podendo, inclusive, aferir sua revisão na continuidade do processo de revisão. O sistema é totalmente automático em todos os processos, desde a submissão até a conclusão com a versão final, se aprovada, disponibilizada para impressão, e/ou, publicação eletrônica.

Apesar de que, atualmente, a Revista tem sua circulação predominantemente no meio acadêmico (Bibliotecas Universitárias (60 doações) e sócios (190 doações)), informamos que a SOBRAEP também possui associados do meio industrial. A META da Revista é Ampliar sua circulação no setor produtivo/industrial, ampliando também desta forma os associados corporativos (setores produtivos/industriais).

A META de ampliação da visibilidade da Revista Eletrônica de Potência tornou-se factível com o desenvolvimento do ambiente iSOBRAEP. Com o projeto em andamento de indexação na SciELO, e, com a transformação da publicação para a forma eletrônica, distribuída via Internet, pretende-se incrementar a visibilidade da Revista Eletrônica de Potência, aumentando seu índice de impacto em referências bibliográficas.

Brevemente, com a conversão completa da versão impressa de nossa revista para a versão eletrônica, teremos um completo sistema de buscas (autores, artigos, palavras-chave, etc..), além de estatísticas de acesso às consultas de artigos.


SOBRAEP - Associação Brasileira de Eletrônica de Potência