Histórico e Missão

A Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP), fundada em 31 de agosto de 1990, é uma sociedade civil de caráter não lucrativo e de duração indeterminada, com sede e foro na cidade de Florianópolis(SC).

A SOBRAEP tem por objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da Eletrônica de Potência, em vinculação com os interesses da Sociedade Brasileira.

A SOBRAEP é constituída por membros à ela afiliados, classificados em: Sócios Efetivos (inclui Sócios Fundadores), Sócios Corporativos (Pessoa Jurídica) e Sócios Aspirantes (Estudantes em Geral), de acordo com seu estatuto.

Para atingir seus objetivos a SOBRAEP tem:

Realizado periodicamente, anos ímpares, reuniões e congressos para apresentação de trabalhos de natureza técnico-científicas (COBEP – Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência).

O COBEP é considerado atualmente o Evento de Maior Importância da América Latina, na área de Eletrônica de Potência e Aplicações. Tem sido, na verdade, um evento também com expressiva participação internacional (artigos, revisores e conferencistas convidados). Em função de sua elevada qualidade técnica/científica tem atualmente o apoio do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers.

Promovido a difusão dos conhecimentos no campo da Eletrônica de Potência não somente através dos congressos (COBEPs), mas também por meio de seminários, cursos, palestras, etc... em co-patrocínio com Universidades e Centros de Pesquisas, e, a Publicação Regular de sua Revista (Revista Eletrônica de Potência – ISSN 1414-8862Qualis B1 – Engenharias IV – CAPES). A Revista Eletrônica de Potência é atualmente distribuída na forma impressa para seus sócios e doada para diversas instituições de ensino superior e pesquisa. Em breve, a Revista Eletrônica de Potência passará a ser distribuída de forma eletrônica, via Internet, através do sistema iSOBRAEP.

Promovido o intercâmbio com outras sociedades científicas, com interesses afins. Atualmente a SOBRAEP conta com acordo de cooperação com a PELS – Power Electronics Society do IEEE (Acordo) e é associada à SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Neste contexto, a SOBRAEP é hoje uma entidade científica de prestígio internacional, fruto da qualidade técnica e científica de seus membros.

Finalmente, promovido a difusão de informações e a discussão de temas relacionados à política brasileira no campo da Eletrônica de Potência, em todos os seus aspectos: Pesquisa, Desenvolvimento, Ensino, Industrialização, incluindo a sua Regulamentação e Normatização.

A SOBRAEP e seus membros têm sido ativos e representativos na sociedade científica brasileira, em todos os momentos, destacando-se ainda sua expressiva participação na recente crise energética nacional. A SOBRAEP tem um papel a cumprir na sociedade nacional e internacional, um longo caminho de muito trabalho para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, fruto também de sua atuação, e, a busca da integração com a comunidade científica latino-americana.

Endereço da Diretoria Executiva
SOBRAEP – Associação Brasileira de Eletrônica de Potência
A/C: Prof. Henrique A. C. Braga
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica - PPEE/UFJF
Faculdade de Engenharia
Rua José Lourenço Kelmer, S/n - Bairro São Pedro
CEP 36.036-900 , Juiz de Fora (MG)
Fone: +55 32 2102 3458

SOBRAEP - Associação Brasileira de Eletrônica de Potência